Aeração e refrigeração de grãos

Uma prática aceitável para reduzir a temperatura do produto é usar aeração mecânica através de ventiladores. Pode ser facilmente aplicado a grãos armazenados ou produtos granulares. A aeração pode ser definida como “o movimento forçado do ar ambiente de qualidade adequada ou de ar adequadamente condicionado através de um grão a granel para melhorar a capacidade de armazenamento de grãos” (Calderon, 1972).

A aeração também é chamada de ventilação “ativa”, “mecânica”, “baixo volume” ou “forçada”, pois a energia do ventilador é usada para fornecer o ar. A aeração deve ser diferenciada da ventilação “passiva” ou “natural”, que ocorre em contêineres de grãos com um bueiro aberto, ou em celeiros com portas ou janelas abertas, e deve-se a correntes de ar naturais ou convectivas. A aeração passiva também ocorre em pilhas de milho, tradicionalmente usadas em climas tropicais e subtropicais. O vento força o ar ambiente a fluir através dos berços de milho, causando uma secagem lenta do milho sem casca e de outros grãos.

A aeração é um método amplamente usado para preservar os grãos armazenados. É usado para modificar o microclima do granel e torná-lo desfavorável ao desenvolvimento de organismos prejudiciais no grão e, ao mesmo tempo, criar condições favoráveis para a preservação sustentada da qualidade do grão. Dentro do conceito de ecossistema de armazenamento, o papel da aeração é modificar um ou mais dos fatores abióticos (temperatura, umidade, composição atmosférica) e, portanto, “condicionar” o grão armazenado para melhorar as condições existentes no volume movimento de grãos de qualidade adequada através da massa de grãos.