História da Cool Seed

1999

O início

No ano de 1999 uma equipe de técnicos liderada pelo engenheiro Francisco Ayala Barreto, atual diretor executivo da empresa, desenvolveu um equipamento, rudimentar sob o ponto de vista estético, mas robusto sob o ponto de vista de engenharia, que permitiu reduzir a temperatura da massa de sementes de soja, armazenadas a granel em silos de 100 toneladas, em temperaturas de 15º C.

Os primeiros anos foram difíceis, pois além das dificuldades próprias de se desenvolver um novo produto, foi
necessário convencer o setor de pós-colheita, carente por novas soluções para a armazenagem, mas com
dúvidas sobre a viabilidade técnica e econômica.

Superadas as fases iniciais, típicas de atividades desta natureza, o tempo comprovou que o empreendimento
estava no caminho certo.

2001

A fundação

Foi fundada a empresa Cool Seed Ind. e Com. Ltda. No dia 30 de outubro de 2001 na cidade de Foz do Iguaçu – PR, Brasil.

2004

Resfriamento Artificial Dinâmico

Em função das necessidades de aplicação dos resfriadores nas sementeiras, e seguindo sua vocação de desenvolver tecnologias inovadoras, criou-se o novo sistema de resfriamento de sementes em movimento no fluxo de beneficiamento. Esse sistema foi batizado com o nome de Resfriamento Artificial Dinâmico. Inicia-se o desenvolvimento de secagem de café por meio de convenio com a universidade Federal de Viçosa – MG.

A empresa vinha crescendo em ritmo acelerado, incursionando diversos estados brasileiros e em alguns países
como Paraguai e Argentina.

2007

Nova sede

Foi adquirida uma área de 30.000 m² a uma altitude média de 750 m.s.n.m. no município de Santa Tereza do Oeste, oeste do Estado do Paraná – Brasil, para a nova sede da indústria. Sendo essa uma localização estratégica.

2008

Início das obras

Inicia-se a construção da unidade I.

2010

Implementação parque de máquinas

Foi concluída a Unidade II e o início da incorporação de um moderno parque de máquinas CNC para puncionar, cortar e dobrar. Trata-se de um importante passo, pois insere a empresa no setor de metalmecânica para dar condições de produção das novas tecnologias que estavam em desenvolvimento.

2011

Desenvolvendo novos equipamentos

Dentro da visão estratégica de diversificação de seus produtos e após seis anos de pesquisa foi criada a Unidade de Tratamento de Ar – UTA e Secadores de Fluxos Axiais – SAX, equipamentos que demonstram o enorme potencial de aplicação em diversos setores do agronegócio, para secagem de produtos sensíveis à temperatura. E dado início ao projeto do Secador de Múltipla Intermitência.

2012

Expansão de mercado

Entrega dos últimos equipamentos para Cuba, totalizando 31 equipamentos modelo PCS 40, montados sobre caminhão.

2013

México

A Cool Seed participa de uma feira em Sinaloa, uma das principais regiões agricolas do México, dando inicio as atividades comerciais naquele pais.

2014

III Expansão industrial

Após anos de pesquisa a Cool Seed consolidou o conceito de SAX – Secador de Fluxo Axial. E neste mesmo ano iniciou-se as negociações com Moçambique (África), neste ano acontece a segunda grande expansão industrial com a construção do bloco 4 (4700 m²) e a compra da estrutura da fábrica da Hastivel, totalizando uma área de implantação total de 64.000 m² e ampliando para 12.000 m² de área construída. Neste ano a Cool Seed entra no mercado Norte Americano com a doação de um equipamento GCH 20 para University of Kansas, em Kansas City.

Secador de bandeja – SBJ, entra no mercado e tem suas primeiras unidades instaladas na Fazenda Aleluia em Franca – SP.

2016

Novos equipamentos de secagem

Consolidação do equipamento de secagem FOR – Fornalha de fogo indireto, que foi desenvolvido para auxiliar na secagem de produtos nobres, como café.

2017

Expansão/África

Aquisição de uma área de 36.000 m² e um barracão industrial de 2000 m², totalizando uma área de implantação de 100.000 m².

Montagem dos primeiros equipamentos em Moçambique e lançamento do SMI – Secador de Multipla Intermitência

2018

África do Sul

Início das atividades na África do Sul.

2019

A Cool Seed se caracteriza por ser uma empresa inovadora, que pratica regras transparentes de relacionamento comercial com seus fornecedores e clientes, se preocupa com um ambiente de trabalho que priorize as pessoas e práticas rígidas dos seus valores em todos os níveis da organização.

Com o apoio de nossos parceiros científicos e instituições de pesquisas do Brasil e exterior, novas tecnologias já estão sendo planejadas e devem ser lançadas nos próximos anos, em um processo de melhoria contínua dos seus produtos e geração de novas tecnologias para a pós colheita.

Como podemos lhe ajudar?